Compartilhar

​​conheça nossa história


A semente de uma árvore da educação.​


Em 1985, os Professores Pedro Cia, Elza Cia, Vera Rondinelli, Rosa Maria e seu filho Marcelo Alves, com larga experiência em educação, lançaram as sementes de um projeto educacional inovador. Tomando como paradigma os ideais de seu patrono Pedro Cia, foi criado o Instituto Arbos, com sede no Bairro Jardim, em Santo André.  

Formou-se, então, no decorrer daquele ano, uma equipe pedagó​gica para elaborar a estrutura do curso de Ensino Fundamental, que iniciaria suas atividades no início de 1986. 

Reunido um grupo de educadores com preparo e disposição para levar adiante as propostas estabelecidas, começa a funcionar o curso de Ensino Fundamental, naquela época, 1º grau. 

                                                                 historia-arbos.jpg

Foi iniciada, em 1988, a construção de um prédio especialmente projetado a partir desse impulso, para abrigar uma escola com toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento e concretização do projeto educacional, então proposto. 

Dando sequência à realização do plano idealizado em 1994, foi criado o Ensino Médio, objetivando proporcionar aos alunos a oportunidade de completar, na mesma escola, a primeira fase de sua preparação para enfrentar os desafios futuros. 

Respeitando os diferentes níveis de maturidade dos alunos, foram construídos prédios separados, distribuídos pedagogicamente em três unidades, para atender aos alunos de 1ª e 2ª séries, de 3ª à 8ª séries do Ensino Fundamental, e aos do Ensino Médio. Em 2001, estimulados pelo grande número de alunos de São Bernardo do Campo que frequentavam o Colégio Arbos e incentivados pelo aumento da demanda na procura de novas vagas, que eram negadas por não ser possível atendê-las, começou-se a 

pensar na possibilidade de estender o Sistema Educacional Arbos de Ensino até essa localidade. A oportunidade surgiu, naquele mesmo ano, através de entendimentos com o Colégio Vivência, que encerrava suas atividades e queria uma Instituição confiável para direcionar seus alunos. Finalmente, após muita busca, surgiu o local adequado, embora necessitasse de grandes reformas para atender aos padrões do Colégio Arbos. Assim foi feito e, com muito empenho de todos os envolvidos, no dia 4 de dezembro de 2001 foi inaugurada a unidade São Bernardo do Colégio Arbos com o compromisso de manter os mesmos padrões pedagógicos, de estrutura física e educacional da unidade Santo André. Hoje, para satisfação de todos que apostaram no projeto, o número inicial de alunos está em constante crescimento, e as conquistas que vêm sendo alcançadas mostram que valeram a pena todos os esforços. E, no final de 2004, foi realizado mais um empreendimento que proporcionou grande satisfação: a incorporação da já consagrada instituição educacional do vizinho município de São Caetano do Sul - o Colégio Quarup / Novo Mundo - ao patrimônio Arbos. A similaridade de propósitos, princípios e prática pedagógica das escolas deu a certeza de que a soma das virtudes de ambas só poderia aumentar as possibilidades de um futuro promissor para os alunos. O Projeto Educacional do Colégio Arbos é sustentado, fundamentalmente, pelo princípio de capacitação dos alunos, através do amadurecimento intelectual e emocional. Isso implica criar condições para que o aluno desenvolva sua personalidade de forma ativa e participativa, construindo o conhecimento a partir da sua vivência no próprio meio em que interage, assimilando-o e transformando-o. 

  quadro_1986 tratado peq.jpg

   





   






Aprender, então, é entendido como um processo pessoal e intransferível, que necessita da presença do professor, facilitando os meios para que o aluno elabore o seu  significado e compartilhe a aprendizagem com seu grupo social. 

Queremos formar o jovem solidário e criativo que, por meio da realização plena da sua individualidade, seja capaz de integrar-se na sociedade, produzir, interferir e buscar soluções adequadas para os problemas, transformando e melhorando o mundo em que vive. 

O Colégio Arbos está empenhado na educação total do ser humano, através da integração dos conhecimentos, do equilíbrio entre a teoria e a vivência, estimulando uma visão cósmica dos acontecimentos. 





Santo André

(11) 2853-4470
secretariasa@arbos.com.br
São Bernardo do Campo

(11) 2129-2400
secretariasbc@arbos.com.br
São Caetano do Sul

(11) 2853-4543
secretariascs.rs@arbos.com.br

(11) 2127-7844
secretariascs.md@arbos.com.br